quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

RECURSOS DE ENSINO

Ensinando as Crianças a Adorar
Adorar não é só ficar sentado num banco como espectador,ouvindo um pastor ou líder falar sobre Deus.É pensar sobre Deus.Adorar é reservar tempo para apreciar:Quem Deus é,o que Ele fez e o que está fazendo.Éresponder a Ele com reverência,louvor e alegria.
O primeiro passo para adorar é a aceitação agradecida do presente de Deus para nós.A maneira de mostrar a Deus que nós O compreendemos e apreciamos,é aceitar com gratidão o pagamento que Ele fez pelos nossos pecados quando enviou Seu Filho para morrer na cruz.Se aceitarmos Jesus como Salvador,o próprio Senhor virá viver em nós,e compreenderemos como Deus é verdadeiramente grande e bom.Depois disso é que começa a verdadeira adoração. 
Adore a Deus em companhia de outros.Deus quer que nós Oadoremos com outros crentes No Salmo 34:3,Davi nos chama para adorar,dizendo:"Engrandecerei o Senhor  comigo,e todos,à uma,lhe exaltemos o nome".Ir à igreja ou a uma Classe de Boas  Novas não significa que você está adorando.Você adora quando pensa em Deus ao cantar,orar e aprender a Sua Palavra .Concentre-se em Deus e reúna-se a  outros para honrá-lO.
Adore a Deus quando estiver sozinho.Você pode adorar a Deus a qualquer hora,em qualquer lugar.Aprenda a viver cada dia pensando sobre Deus e agradecendo a Ele por ser Quem é e pelo que fez.Quando o sol,ou a chuva,baterem em sua janela pela manhã,agradeça a Deus por dar-lhe um novo dia.Entoe uma melodia de louvor enquanto se veste.Ajoelhe-se junto à sua cama e adore a Deus,entregando-se a Ele para servi-lO durante o dia.Lembre-se também de que está cercado pelas Suas maravilhas.Aprecie a água quando lava o rosto.Note as cores,os tecidos e os perfumes.Pense sobre a fruta,o leite,o pão que vai comer no café da manhã.Acriação de Deus não é realmente prodigiosa?Enquanto vai para a escola,olhe o lindo céu,as árvores,as flores e os animais.Sinta o seu coração batendo,examine os seus dedos em ação.Reflita!O Deus maravilhoso que fez você e todas as coisas passa o dia seu lado.Diga a Ele como está grato pelo Seu amor e pela  promessa do Seu cuidado contínuo.Alegre-se com a Sua presença desde o momento de acordar até a hora em que faz a sua oração de boa-noite.
Use a Palavra de Deus  para  ajudar você a adorar.Permita que a Palavra de Deus o ajude a se concentrar nEle e nas Suas obras.Os Salmos e muitas outras passagens das escrituras são palavras de louvor ditas a Deus(1crônicas16:34;Salmos95;100),e você pode usar algumas passagens,como o Salmo23,como oração a Deus para adorá-lO"Obrigado,Deus,por ser meu Pastor,por prometer que nada vai me faltar..." 
Adore a Deus em oração.Outra parte da adoração é falar com Deus e dizer o quanto Ele é maravilhoso.Termine  uma dessas sentenças numa oração de louvor a Deus:"Deus,eu te amo porque...""Deus,eu te louvo porque...""Tu és maravilhoso Deus,porque..."
Cantar é um meio de adoração. Use hinos como:"A jessu quero amar";"Louvo ao Senhor,porque é meu Criador"."Graças dou,bendito Senhor",para ajudar você a dizer a Deus que O ama e lhe dá honra.(Veja CSPC,vol.1-4.)
Faça da oferta um ato de adoração. Podemos adorar ofertando.Podemos dar a Deus todo o nosso ser-nosso tempo,dinheiro,talentos,corpos,mentes,corações.Você e eu damos tempo a Deus quando praticamos boas ações.Damos dinheiro a Ele,colocando-o na oferta da igreja,para ajudar as pessoas necessitadas,e para sustentar os missionários.Como você pode dar a Deus os seus talentos?Seu corpo?Sua mente?Seu coração?Malaquias 3.10 mostra as maneiras especiais de Deus recompensar a nossa contribuição.
Adorar é bom!Os que fazem da adoraçaõ  uma parte de sua vida diária,descobrem o segredo de uma  alegria verdadeira e duradoura (Salmo91:1,2;Isaias26:3).
Fonte:Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças.Apec-HAGNOS.

Nenhum comentário: